O novo Bilhete de Identidade integrado começa, nesta sexta-feira, a ser emitido em mais postos de repartição de identificação civil e criminal da província de Luanda, no quadro da extensão da emissão do novo documento.
A intenção do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos é terminar a cobertura para a toda a província de Luanda, que compreende um total de 37 postos e gradualmente cobrir o resto das províncias do país, até finais de Janeiro de 2018.
A reportagem do Jornal de Angola constatou que o processo de emissão do novo bilhete decorre com normalidade e que em alguns postos de identificação estão já montados os equipamentos para o funcionamento e emissão do novo Bilhete.
Na centralidade do Kilamba, por exemplo, um dos primeiros postos a emitir o novo documento, regista-se grande adesão de cidadãos ansiosos para tratarem o bilhete de identidade. Maria de Lourdes, chefe de Repartição Fiscal do Kilamba, confirmou que há muita procura dos cidadãos e a entrega do bilhete está a ser célere.
“Está estipulada a entrega do novo bilhete num prazo de dois dias, mas estamos a entregar em um dia. O cidadão trata num dia de manhã e no dia seguinte de manhã recebe o documento”, garantiu, adiantando que, desde o lançamento do novo Bilhete, na segunda-feira passada, já foram entregues no posto do Kilamba mais de cem bilhetes.
Maria de Lourdes disse que há também nesta repartição mais de 200 bilhetes antigos por se entregar. “Os cidadãos tratam o Bilhete, mas no dia de pegar não comparecem e os documentos ficam aqui por entregar. Temos bilhetes tratados em 2015, 2016 e até deste ano que os cidadãos não vêm buscar”, disse.
A chefe de Repartição de Identificação da Centralidade do Kilamba salientou que esses casos vão ser encaminhados para a Direcção Nacional de Identificação Civil e Criminal para o devido tratamento.Já no posto da Samba, onde foi lançando pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos o novo Bilhete de Identidade, o processo decorrer igualmente com regularidade. A chefe de Repartição da Samba, Deolinda Francisco, lamentou o facto de os cidadãos estarem desinformado em relação ao tratamento do novo Bilhete.
“Muitos cidadãos, mesmo com os Bilhetes válidos, comparecem ao posto para tratarem o novo bilhete e isso faz com que a repartição registe grande enchente”, disse Deolinda Francisco, anunciando que, em breve, outros postos de Luanda começam a emitir o novo bilhete, por forma a descongestionar a grande afluência de pessoas. No posto da Samba já foram entregues, durante a primeira semana de emissão, mais de 300 bilhetes. Diferente da repartição do Kilamba, a da Samba tem mais de 900 bilhetes novos e antigos por entregar. “Os Bilhetes estão prontos a serem entregues, mas os cidadãos não vêm buscar. Temos mais de 900 Bilhetes por entregar, dos quais 230 são novos”, disse Maria de Lourdes.
Para a entrega do documento aos cidadãos, Deolinda Francisco disse que o posto de identificação tem um programa de comunicação aos cidadãos que deixam os seus números para possíveis contactos. Deolinda Francisco lamentou o facto de muitos cidadãos deixarem contactos inválidos, o que dificulta a comunicação. “No acto de recolha dos dados para emissão do Bilhete, os cidadãos deixam os seus contactos e através de chamadas e mensagens entramos em contactos com os cidadãos. Só que muitos dos números deixados são inválidos e fica complicada a comunicação”, afirmou.
A chefe de repartição informou que, diariamente, o posto da Samba atende uma média de 150 pessoas, excedendo, às vezes, a demanda.