Caxito- Seiscentos e 92 bilhetes de identidades foram emitidos pela Repartição de Identificação Civil e Criminal do Pango Aluquém, província do Bengo, durante o primeiro trimestre deste ano, um aumento de 117 comparativamente ao igual período anterior.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, pelo chefe de Repartição de Identificação Civil e Criminal do Pango Aluquém, António Sebastião Gomes, esclarecendo que o aumento deveu-se ao empenho dos funcionários e a melhoria do serviço prestado aos cidadãos.
No período em análise, a instituição teve um problema no sistema de emissão, bem como uma avaria no gerador de 105 kva, estando neste momento a funcionar abaixo dos 100 porcento.
Assegurou que nos últimos dias tem dependido do gerador da administração municipal, que funciona das 8h30 às 12 horas, criando, deste modo, muitos constrangimentos aos cidadãos, muito dos quais provenientes dos municípios dos Dembos e Bula Atumba.
“Por dia atendemos em média 10 a 20 pessoas que vêm tratar o seu bilhete de identidade oriundos das diferentes localidades, principalmente dos Dembos, Bula Atumba e outras províncias que procuram os nossos serviços”, ressaltou.
O responsável disse que, de acordo ao novo formato, o cidadão aguardam 15 dias para receber o seu bilhete, tendo manifestado a sua preocupação com a insuficiência de funcionários no sector de justiça. Solicitou a direcção provincial de tutela no sentido de aumentar o pessoal, para melhor atender a demanda da população.
Lembrou que a entrega do mesmo é feita somente ao proprietário nos locais de identificação, mas, por vezes, estes enviam terceiros para proceder a recepção do documento, que é prontamente recusada.
O responsável deu a conhecer a existência de um grande número de bilhetes de identidade emitidos, mas os seus proprietários não os levantam há mais de dois anos, outros em fase de invalidade.
Afirmou que por falta de uma empregada de limpeza, a instituição suspende os trabalhos as sexta-feira, para os próprios funcionários realizarem campanhas de limpeza.