O distrito da Funda, em Luanda, no município de Cacuaco, beneficia, desde o dia 5 de Agosto, de um programa especial de Registo Civil e Emissão de Bilhete de Identidade exclusivo aos moradores dos bairros dessa localidade.
O programa prevê atender 31 mil, dos cerca de 40 mil habitantes existentes nos 19 bairros que o distrito da Funda possui.
Para a realização do projecto, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos conta com o apoio da Administração comunal da Funda, que por via das comissões de moradores cadastrou todas as famílias e apurou as suas reais situações em termos de registo civil e Bilhete de Identidade.
Este cadastro foi entregue à administração que, por sua vez, partilhou os dados com os serviços do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. No âmbito do programa, os habitantes de cada um dos 19 bairros da comuna da Funda tem uma semana para ser atendido, tendo cada família cadastrada o seu próprio dia de atendimento. Os postos atendem diariamente até 50 pessoas.
Para o arranque dessa experiência, foi escolhido o bairro Catondo, que tem uma população estimada em cerca de 462 habitantes
Maria Adão, responsável da área de Identificação Civil do programa, disse que “os moradores estão satisfeitos com esta iniciativa e hoje tivemos já uma grande adesão. Acredito que nos próximos dias as coisas vão correr ainda melhores”.
Para o Administrador Adjunto da Comuna da Funda, António dos Santos Barbosa, esta iniciativa governamental, vinda do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, chega em boa hora. “Depois do levantamento que efectuámos, aferimos que temos ainda muitos cidadãos aqui no nosso distrito sem registo e sem BI. Este programa vai, de certa maneira, acabar com este problema”, enfatizou.
O cidadão Júlio Joaquim Manuel, morador da Funda há 45 anos, avançou que esta iniciativa é bem-vinda. “Eu, por exemplo, tenho 7 filhos e nenhum deles está ainda registado, vou aproveitar este programa para registar os miúdos e uma das minhas esposas que não tem registo nem BI”, realçou.
Este programa terá a duração de seis meses ou mais, até que se registe e se atribua o Bilhete de Identidade a todas as famílias da comuna da Funda.
O programa prevê atender 31 mil, dos cerca de 40 mil habitantes existentes nos 19 bairros que o distrito da Funda possui.
Para a realização do projecto, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos conta com o apoio da Administração comunal da Funda, que por via das comissões de moradores cadastrou todas as famílias e apurou as suas reais situações em termos de registo civil e Bilhete de Identidade.
Este cadastro foi entregue à administração que, por sua vez, partilhou os dados com os serviços do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. No âmbito do programa, os habitantes de cada um dos 19 bairros da comuna da Funda tem uma semana para ser atendido, tendo cada família cadastrada o seu próprio dia de atendimento. Os postos atendem diariamente até 50 pessoas.
Para o arranque dessa experiência, foi escolhido o bairro Catondo, que tem uma população estimada em cerca de 462 habitantes
Maria Adão, responsável da área de Identificação Civil do programa, disse que “os moradores estão satisfeitos com esta iniciativa e hoje tivemos já uma grande adesão. Acredito que nos próximos dias as coisas vão correr ainda melhores”.
Para o Administrador Adjunto da Comuna da Funda, António dos Santos Barbosa, esta iniciativa governamental, vinda do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, chega em boa hora. “Depois do levantamento que efectuámos, aferimos que temos ainda muitos cidadãos aqui no nosso distrito sem registo e sem BI. Este programa vai, de certa maneira, acabar com este problema”, enfatizou.
O cidadão Júlio Joaquim Manuel, morador da Funda há 45 anos, avançou que esta iniciativa é bem-vinda. “Eu, por exemplo, tenho 7 filhos e nenhum deles está ainda registado, vou aproveitar este programa para registar os miúdos e uma das minhas esposas que não tem registo nem BI”, realçou.
Este programa terá a duração de seis meses ou mais, até que se registe e se atribua o Bilhete de Identidade a todas as famílias da comuna da Funda.